Dica 1 - Como falar sobre suas experiências e projetos.
Nesse momento é interessante contar uma breve história, comece lá atrás, nas primeiras experiências profissionais que você teve, até chegar no momento atual. Como se estivesse criando uma linha do tempo, com o resumo do que viveu, aprendeu e desenvolveu em cada experiência.
Se ainda não tiver experiências, você pode falar sobre projetos pessoais, mentorias e projetos acadêmicos que tenha participado.
É a sua oportunidade de abordar desafios que você já encontrou em sua carreira e como você usou suas habilidades para resolvê-los.
Dica 2 - Como justificar o porquê estar buscando uma nova oportunidade de emprego.
O mais importante aqui é ser sincero! Já que o recrutador costuma perceber quando o candidato está querendo transmitir uma imagem diferente da realidade.
Expresse suas expectativas e metas, deixe claro que a empresa pode proporcionar os desafios e desenvolvimento que deseja.
E não esqueça! Jamais difame a imagem de outra empresa ou antigos colegas.
Você consegue deixar claro que ciclos profissionais se encerraram sem prejudicar ninguém!
Dica 3 - Como mencionar seus pontos positivos e pontos a desenvolver.
Positivos
Neste momento, não basta enumerar seus pontos fortes. Saber apresentá-los é muito importante. Explique o por que essa é uma característica marcante sua.
Ao citar a organização como um ponto forte, por exemplo, mencione que Tem o hábito de utilizar ferramentas que ajudam a me organizar e priorizar atividades de maneira efetiva;
Pontos a Desenvolver
Aqui a ideia do recrutador é te conhecer, e não encontrar argumentos contra você. O ideal é que você seja verdadeiro e demonstre autoconhecimento.
Tente abordar características que se enquadrem no seu dia a dia profissional, e o mais importante, sempre deixe claro o que você tem feito para melhorar essa característica. Use exemplos e explique sua resposta. Como:
Dificuldade de priorização - Mas estou utilizando uma ferramenta que tem me ajudado a organizar uma rotina e identificar prioridades.
Sempre lembrando que é bom evitar clichês como: “perfeccionista”, isso demonstra que você não quer se abrir e isso pode ser prejudicial.
Dica 4 - Pesquise sobre a empresa.
Ao realizar uma entrevista de emprego é importante que você tenha conhecimento sobre a empresa e o mercado que ela atua.
É bom sempre dar aquela estudada nas missões, visões e valores, últimos investimentos, visão geral e interna da empresa no mercado, como anda o setor em que ela atua, tamanho da empresa e momento atual.
Recrutadores gostam de candidatos interessados, que têm dúvidas e questionam durante a entrevista, você pode separar algumas questões que surgiram durante a pesquisa ou aproveitar para tirar dúvidas pessoais sobre o ambiente de trabalho, pois além de mostrar o interesse também te ajuda a tomar decisões de forma mais assertiva.
Dica 5 - Como se expressar melhor numa entrevista.
Esteja sempre atento as perguntas e as anote se for necessário para que não se perca no pensamento.
Contextualize o que está sendo discutido. Introduza o assunto com informações gerais, sempre pensando no ciclo, iniciando no porquê foi feito, desenvolva contando o que e como foi feito e conclua contando um pouco do resultado. Uma mensagem transmitida de forma completa demonstra coerência e torna o assunto muito mais interessante.
Um ponto que pode ajudar é treinar o que vai dizer. Você pode fazer isso na frente do espelho, treinar com colegas e familiares e até gravar suas respostas e escutá-las para ajustar seu discurso, sempre focando nas principais perguntas abordadas durante um processo seletivo.
Evite gírias, vícios de linguagem e não se esqueça de que o corpo fala! É importante atentar-se a postura, tom de voz, sem esquecer do contato visual. Olhe o recrutador nos olhos! Demonstre confiança e de que você é a peça que falta no time dele.
No mais, aja naturalmente, procure relaxar momentos antes da entrevista e procure manter o humor leve.
É isso, espero que tenham gostado e que as nossas dicas tenham sido valiosas para vocês.
Quer salvar esse artigo para ler depois?
Acesse o PDF aqui
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.