Antes de mais nada, é importante lembrar que não se fala em experiências e projetos sem falar em habilidades.
Habilidades são competências e conhecimentos adquiridos que contribuem para a formação de um profissional. Elas podem ser, técnicas ou comportamentais.
As habilidades técnicas, também chamadas de hard skills, são aquelas aprendidas por meio de cursos, livros, formação acadêmica e até no dia a dia. São as que você preenche no currículo para mostrar que tem os domínios necessários para a vaga.
As habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills, são fatores que interferem nas interações pessoais e, consequentemente, no ambiente de trabalho, como: comunicação, atitude, ética e liderança, por exemplo.
Agora que já sabemos mais sobre as habilidades, vamos às experiências e projetos?!
Nesse momento é interessante contar uma breve história, comece lá atrás, nas primeiras experiências profissionais que você teve e que são relevantes para a área em questão, até chegar no seu momento atual. Como se estivesse criando uma linha do tempo, com o resumo do que viveu, aprendeu e desenvolveu em cada experiência.
Se você não tiver nenhuma experiência ainda, fale sobre projetos pessoais, mentorias e projetos acadêmicos que tenha participado.
É a sua oportunidade de abordar desafios que você já encontrou em sua carreira que dependiam de suas habilidades.
De que modo você conseguiu contribuir com aquele projeto - ou empresa - a partir das suas hard skills?
Em quais episódios suas soft skills foram necessárias para a resolução de um problema?
Não se esqueça de mencionar de que maneira você adquiriu as suas habilidades: cursos, treinamentos, especializações e participação em eventos na área.
Também vale demonstrar quais foram suas motivações para buscar pela qualificação que você possui e por que você considera essas skills importantes.
Responder a essas perguntas pode ser um grande diferencial na entrevista.
É isso, espero que você tenha gostado e que as nossas dicas tenham sido valiosas para você.
Quer salvar esse artigo para ler depois?
Acesse o PDF aqui
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.