Já te fizeram a fatídica pergunta "quais são seus pontos positivos e negativos?" durante uma entrevista de emprego? Dá uma olhada nesse material pra te ajudar a formular uma boa resposta pra essa pergunta!
Este material faz parte de uma série de oito dicas que disponibilizamos para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Seguindo todas elas até o final, temos certeza de que suas chances de ser contratado serão ainda maiores!
Os processos seletivos variam bastante de empresa para empresa, mas algumas perguntas são chaves e o candidato precisa responder a grande maioria delas. Mesmo sendo uma pergunta comum, nem sempre sabemos falar sobre os nossos pontos positivos e pontos fracos, certo?
Neste documento trouxemos algumas dicas para você se preparar para esta pergunta que todos esperam ouvir, mas nem sempre sabem como responder. Fique de olho nas nossas dicas:
- Lembre-se de feedbacks passados anteriormente por antigos gestores, professores ou colegas de trabalho. Assim, você consegue mapear as percepções que outras pessoas têm sobre você, sejam percepções positivas ou negativas;
- Seja sincero para responder e não se prenda aos clichês para impressionar o recrutador;
- Ao falar sobre um ponto positivo, cite também um exemplo profissional para ilustrar um como este ponto se destaca em você. Por exemplo: “Sou uma pessoa bastante compreensiva. Este ponto me destaca bastante durante negociações, pois consigo ter uma interpretação rápida da ideia de outras pessoas, assim dou sugestões e ideias mais certeiras.”;
- Ao falar sobre seus pontos negativos, busque sempre dar estratégias ou perspectiva de desenvolvimento, para que não seja apenas um ponto negativo em você, e sim um ponto em que está trabalhando para se desenvolver. Por exemplo: “Meu ponto negativo ainda é minha comunicação, sinto que nem sempre consigo passar as informações que preciso durante uma conversa e, assim que percebi este ponto, me inscrevi em um curso de oratória e estou fazendo alguns exercícios pra continuar desenvolvendo esta habilidade.”;
- Com essas dicas você já consegue refletir e montar uma boa resposta para quando te fizerem essa pergunta. Por enquanto, é isso. Guarde estas dicas e use em todos os momentos de sua carreira!
Se tiver alguma dúvida ao longo do caminho, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.
Quer salvar esse artigo para ler depois?
Acesse o PDF aqui
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.