Tem dúvidas de como preparar o seu pitch de entrevistas e como falar sobre as suas experiências profissionais? Dá uma olhada nessas dicas para te ajudar!
Este material faz parte de uma série de oito dicas que disponibilizamos para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Seguindo todas elas até o final, temos certeza de que suas chances de ser contratado serão ainda maiores!
A forma como você descreve o seu passado profissional é um fator determinante para a continuidade no processo seletivo. A análise do passado profissional de um candidato é um forte indicativo de como ele se portará no futuro emprego. Nem toda experiência profissional é agradável, certo? E muitos recrutadores questionam os motivos que te levaram a sair de uma empresa, ou até perguntam sobre desafios profissionais que teve, e é muito comum que neste momento o profissional aponte erros ou problemas da empresa anterior, o que pode prejudicar a avaliação do recrutador, que temerá que você tenha o mesmo julgamento negativo com relação à empresa que está se candidatando. Aqui vão algumas dicas:
- Enquanto está falando sobre sua trajetória profissional, seja objetivo nas descrições do cargo. Fale o nome da empresa, cargo, quanto tempo nesta função e principais atribuições;
- Deixe para explorar desafios profissionais em outro momento, apenas quando o recrutador comentar;
- Antes de uma entrevista faça um rascunho com as suas maiores atribuições e conquistas dentro das empresas anteriores, e escolha as que mais se relacionam com a empresa e atribuições do cargo em que está concorrendo para que suas descrições tenham um fit maior com o que o recrutador está buscando;
- Escreva em um documento as suas respostas para perguntas como “O que te levou a sair da empresa anterior?”, “Como você lidou com o seu maior desafio profissional?”, e “Se você fosse seu gestor na empresa anterior, o que faria diferente?”. Depois, releia suas respostas e altere seu texto para uma versão menos “agressiva”, e que esteja focado no que você está buscando em uma empresa futura, caso precise de alteração. Vou deixar um exemplo pra você abaixo:
❌ “Eu saí da empresa anterior pois estava tendo problemas com o meu gestor, que costumava microgerenciar meus trabalhos, e não me demandava tarefas desafiadoras, então fazia sempre a mesma coisa, o que me deixou cansado da empresa.”
✅ “Eu estava com a necessidade de desenvolver novas habilidades, de ter desafios profissionais. Então preferi buscar uma nova oportunidade que me proporcionasse estes desafios com uma maior autonomia.”
Por enquanto, é isso. Guarde estas dicas e use em todos os momentos de sua carreira!
Se tiver alguma dúvida ao longo do caminho, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.
Quer salvar esse artigo para ler depois?
Acesse o PDF aqui
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.